Gestão Sustentável de Propriedades Rurais

Innatus é uma ONG Socioambietal que desenvolve ações de Produção Sustentável, recuperação de APP e Reserva Legal

A área rural pode influir diretamente na qualidade do ambiente natural das diversas regiões brasileiras. São terras que produzem ou que poderiam produzir A ÁGUA que abastece as cidades, interferem no microclima e na reserva de biodiversidade.  Quantas são as propriedades rurais que hoje protegem grande quantidade de florestas, concentram fauna silvestre, reservam valores da biodiversidade, alguns dos quais certamente nem conhecemos?

O INNATUS tem entre seus compromissos o apoio aos proprietários rurais, com objetivo de elaborar e executar projetos voltados para a sustentabilidade ecológica de propriedades rurais.

Associando as necessidades do cumprimento legal com a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, auxiliamos os proprietários no diagnóstico e mapeamento da propriedade, identificando as possibilidades e vocações relativas ao uso da propriedade e seu modelo produtivo, suas potencialidades, suas fraquezas, bem como o interesse dos proprietários.

Para saber mais e solicitar uma proposta entre em contato conosco aqui.

Projetos e ações realizadas em propriedades rurais:

- Desenvolvimento do Plano Individual da Propriedade (PIP);

- Pagamento por Produção de Água;

- Recuperação de APP;

- Recuperação de Reserva Legal;

- Sistema Agroflorestal - SAF;

- Sistema Silvo Agro Pastoril;

- Recuperação de quantidade e qualidade da água com reflorestamento;

- Plantio de árvores quebra ventos;

- Biodigestores e biossistemas integrados (em parcerias);

- Sistemas de aproveitamento de águas superficiais;

- Sistemas de aproveitamento solar e eólico;

- Modelos produtivos sustentáveis e inclusão de tecnologia produtiva, e

Para os estudos, planejamento, desenvolvimento dos trabalhos e o seu monitoramento, o INNATUS conta com DRONE (quadricóptero- veículo aéreo não tripulado) que permite o acompanhamento visual, fotográfico e de localização geográfica (GPS), operado em conformidade com as normas da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

 

 

- Plano Individual da Propriedade (PIP): diagnóstico, a vocação regional, a analise de viabilidade ecológica considerando ainda o diagnóstico completo do uso do solo, atividades e áreas produtivas,  as  formações de mata, a reserva florestal e as áreas de preservação permanente (APP).  

O planejamento leva em conta as potencialidades encontradas localizando os pontos e situações referidas, em Sistema de Informações Geográficas - SIG e mapeamento.

Além dos estudos de campo, o levantamento da propriedade pode ser realizado com a utilização de DRONE - veículo aéreo não tripulado - que integrará imagens a mapas, criando perspectivas de análise, gerenciamento e monitoramento da propriedade.

Para saber mais e solicitar uma proposta entre em contato conosco aqui.